segunda-feira, maio 21, 2012

Xuxa revela...e algumas pessoas também!

Domingo a noite o Brasil parou para assistir a entrevista da Xuxa no Fantástico, falando de assuntos que ela não havia falado antes, e de repente a maior de suas confissões reveladoras, o fato de ter sido abusada quando criança...chorei por meia hora. Curiosamente na noite anterior conversei sobre o assunto, um caso de uma pessoa que morava próximo, de família conhecida, muito bem de vida, aparentemente normal. Uma criança abusada, pais que não acreditavam, caso abafado, uma vida desencontrada por anos, a coragem de se abrir só depois de se mudar para bem longe fisicamente daquela realidade que lhe assombrava.

A entrevista repercutiu horrores, e até agora não consegui dormir pois estou chocada com os comentários machistas que chegam a me dar ânsia. E começo a entender um pouco o sofrimento e medo daqueles que passam por isso, muitas pessoas não acreditam em suas denúncias e buscam justificativas em seu comportamento, julgando-as. Sabe aquele pesadelo que temos, que não conseguimos falar, e dá aquela aflição horrorosa? Imagino que estas crianças passam por isso a todo momento, e com intensidade muito maior. Triste demais.

E o fato de ser a Xuxa polemiza ainda mais. E aí que eu li em facebook e twitter que, pelo fato da Xuxa ter namorado o Pelé, posado nua e ter feito aquele filme de pornochanchada, ela não é "anjinho", "santa", "vítima", entre outros absurdos. Ela causa tanto impacto que teve gente hoje dizendo que com 13 anos as crianças já sabem o que estão fazendo, o que pareceu um apoio a pedofilia, apenas para não ficar "do lado dela". E gente curtindo, apoiando. E o que mais me assusta é que essas pessoas são pais. Só posso concluir com isso o quanto sou privilegiada por estar brincando de Barbie com essa idade, cercada de amor em um lar com diálogo, compreensão e confiança.

Tudo bem se você não gosta da Xuxa...ninguém é obrigado a gostar ou aprovar as atitudes de alguém. Mas para mim ficou claro que a história aqui é a mesma da mulher adulta estuprada que, ao denunciar, ouve como resposta que o fato dela usar uma saia curta deu motivos para o estuprador. Ou ainda saindo do assunto abuso sexual, dizermos pro cara que foi assaltado em uma esquina, que ele não deveria passar ali, pois sempre tem bandido. A referência das pessoas para quem é o criminoso da história está muito distorcida, na minha opinião.

Sim, a TV tem sensacionalismo, briga de audiência e edições...mas eu procuro ver o lado bom das coisas, e pra mim pouco importa o IBOPE do Fantástico na noite de hoje, mas sim o índice de pessoas que se comoveram, que se sentiram menos "erradas" ao ver que a Xuxa é humana e passou pelo mesmo trauma que elas. Os pais que pararam pra pensar, as crianças que resolveram falar, os já adultos que afrouxaram um pouco aquela corda que os sufocava por tantos anos, as consciências tocadas.

Muitos acharam desnecessário, ou algum tipo de jogada. Para mim, foi um ato de coragem indiscutível de quem fala mostrando a cara, sem medo...e provavelmente com o objetivo de ajudar crianças e jovens, algo que ela já faz brilhantemente com sua fundação. O assunto era "Xuxa Revela", mas para mim hoje, infelizmente, teve gente que se revelou muito mais que ela...

2 comentários:

  1. Nino Tomaz9:33 AM

    Lindo seu comentario!!
    Gostar ou nao gostar é opçao mesmo, mas não dá pra discutir os cantos e encantos dessa mulher.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:52 PM

    Olá Fernanda!

    Vi ontem a Xuxa, e me solidarizo com ela, tb chorei ontem na sala da minha casa, sozinha... Por que tb passei por isso, por mais difícil que seja difícil falar no assunto....e melhor mesmo falar, mas a ferida sempre estará lá...Ela ,foi corajosa !! gostei muito do seu blog !

    abraços !
    Celi

    ResponderExcluir