terça-feira, setembro 28, 2010

E você...está com a sua ficha/consciência limpa?

Após acompanhar o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da lei Ficha Limpa em 2010, o que pra variar acabou em pizza meio-a-meio, passei a refletir sobre o assunto e a fazer um paralelo com a vida pessoal. Dos seus atuais candidatos(as) a paquera, ficante, namorado(a), noivo(a), marido, esposa, quantos possuem a ficha limpa? E mais grave ainda, quantos dos atuais ocupantes destes cargos sequer foram investigados e você tem dúvidas se passariam no teste?

Em ano eleitoral é nítido o poder da informação para as pessoas, no geral quem tem acesso a dados e fatos pratica um voto mais consciente, consegue identificar quem são os candidatos que estão diariamente na mídia fingindo não existir corrupções de diversos tipos e com inúmeras provas, ou seja, aqueles que possuem a ficha nada limpa. Ao "povão" que não tem acesso a tais mídias, ou não se esforçam a entender o que realmente ocorre, o voto acaba sendo cedido de forma emocional, e por qualquer migalha consideram o cara bom, não enxergam o que tem por trás daquela "solidariedade".

E você, quantas vezes não quis enxergar a ficha da pessoa que estava ao seu lado em troca de um pouco de atenção, carinho, uma migalha de amor? Mas o pior caso é quando você não teve acesso a ficha, não conheceu uma boa alma para te contar que o passado daquela pessoa não era nada do que você imaginava ou gostaria para elegê-la a um cargo na política do seu coração. Acredito que todos já pecaram neste quesito, de acreditar demais no que falavam e até no que faziam por um período, e terem julgado que esta fonte de informação bastava...deveriam ter vasculhado um pouquinho os antecedentes para confirmar de que aquele discurso político já havia sido utilizado em outras zonas eleitorais, exatamente com os mesmos jingles, conquistando eleitores que após digitarem na urna e confirmarem o voto em tais candidatos, foram deixados na mão, só com as promessas nunca cumpridas.

Infelizmente isto acontece desde a época da cédula de papel, e das cartas em nanquim...o que realmente devemos pensar é que sempre há tempo para voltar atrás, repensar, analisar melhor...e se errou no primeiro turno, não deixe escapar aquele candidato mais interessante no segundo turno, aquele que sempre foi mais estável, coerente, honesto e com projetos verdadeiros. Pessoas volúveis se tornam repetitivas, não mudam sentimentos e momentos, mas repetem a mesma história...basta olhar em volta, pesquisar um pouco, se aquele candidato já ecoou declarações para todos ouvirem em algum outro palanque por aí afora e mudou de opinião repentinamente, caia fora e mude seu voto, antes que seja tarde demais.

quinta-feira, setembro 16, 2010

Nunca te vi, sempre te adorei...

É de manhã, ela reluta em sair debaixo do edredon, pensa ainda sonolenta "só mais cinco minutinhos", e de 5 em 5 ela é obrigada a dar um salto repentino porque o relógio grita a seu ouvido que não há mais tempo a perder...mas quem disse que o tempo estava sendo perdido? Na opinião dela aquele momento de olhos fechados, sonhando enquanto o corpo é abduzido pela cama macia é valiosíssimo! Mas o dever lhe chama e portanto é obrigada a tomar coragem para encarar o desafio de levantar, tomar banho e encontrar alguma roupa que vista bem diante de todo aquele mau humor. No ímpeto ela se deixa sucumbir de volta à cama entre uma peça e outra de roupa, até se sentir corajosa a ponto de sair do quarto e encarar a realidade do mundo exterior.

Porém, antes de colocar o pé na rua, uma espiadinha no computador ou no Blackberry...e um sorriso é estampado no seu rosto imediatamente a medida que clica em sua @...algumas pessoas já lhe desejaram "Bom dia", outras fizeram comentários divertidos, divulgaram fotos, e assim aquele início aterrorizante de dia se torna muito mais agradável, inclusive fazendo-a gargalhar diante da descoberta de parceiros que compartilham da mesma performance monossilábica matinal. E ela pensa: "como era minha vida há 1 ano, antes do twitter?"...uma pergunta sem uma resposta clara, ela sabe que vivia normalmente, mas tem certeza que hoje esta ferramenta torna seu dia muito mais divertido.

E de repente, em um dia como outro qualquer, inicia-se a agitação para um encontro daquelas pessoas que se comunicam diariamente através de uma tela, aqueles "quadradinhos" de fotos, os avatares, finalmente iriam se materializar. A ansiedade foi a mil com esta possibilidade, a adolescência baixou em todos, independente da idade, na expectativa de um "encontro às escuras". Com que roupa ir, o que falar, como me identificar, será que vou decepcionar alguém ou me frustar, meu cabelo está bom, como vou, com quem, que horas chegar...muitas perguntas permaneceram em sua mente durante os vários dias que antecederam o encontro, parece que a data não chegaria nunca.

E assim aconteceu, chegou o grande dia...e no local combinado, cada qual no seu horário, foi chegando um e outro, se apresentando, se identificando de forma tímida...olhar nos olhos é bem diferente de clicar e digitar...mas abraçavam-se como amigos de muitos anos e o papo fluía naturalmente, e de forma extremamente divertida e leve....esquecendo-se das outras pessoas em volta, que não faziam parte do encontro, da importância e da intensidade daquele momento, deixando de lado até os inseparáveis celulares e notebooks, afinal estavam diante da "timeline" da vida real. Divergências políticas, religiosas, times de futebol e amores mal resolvidos foram esquecidos, tudo aconteceu sem script, e finalmente em muito mais do que 140 caracteres...mas no fim, em sua casa, realizada após uma noite deliciosa, ela volta a sua forma de twitter e resume a noite em muito menos caracteres, com a frase que não saía da sua cabeça: "Nunca te vi, mas sempre te adorei" !!!


Obs: Esse post foi uma homenagem ao encontro #ttriopreto que aconteceu ontem, 15 de Setembro. Foi uma delícia levar a timeline para o Vila Dionisio, com direito a DM e tudo (né @sophialemes e @andreiafbe ?? kkkkkk #Morri). Algumas ausências sentidas, mas já saímos com a missão de organizar o próximo, mais exclusivo (só twitteiros) e com direito a amigo secreto de final de ano...topam? Bjs a todos !!!

quarta-feira, setembro 08, 2010

Cuidado! Cadela Brava...ou seria Chorona?

Ela se recusava a acreditar que era verdade! Não podia ser...uma criatura tão dócil ter se transformado em um monstro do dia para a noite! Onde está aquela coisinha fofa que ontem se acolhia no colo de seus entes queridos, feliz da vida, saltitante de um lado para o outro, sorrindo para as flores, para o sol, para o amor. Hoje ela queria sangue, e distribuía mordidas e patadas para qualquer um que lhe lançasse um mísero olhar que fosse, se lhe direcionasse a palavra então, a vontade era metralhar, o que fazia através de respostas mal educadas. Se por acaso cruzasse com um espelho ou vidro que refletisse sua imagem, sobrava até para ela mesma, a vontade era cabecear seu reflexo, ela não suportava nem a si própria.

Com o passar do tempo ela aprendeu que o melhor a se fazer nestes momentos era realmente avisar ao mundo com a placa: "Cuidado! Cadela Brava!" e deixar as consequências apenas àqueles aventureiros que duvidassem da veracidade desta mensagem, e ousassem cruzar a fronteira estabelecida.

E de repente, não mais que de repente, do nervosismo fez-se o pranto...como num piscar de olhos ela tira a ferradura e besunta os olhos com cebola, e qualquer coisa é motivo de sensibilidade extrema seguida de olhos marejados, e lágrimas despencando em suas bochechas. E não é que ela chore em comerciais de margarina ou traillers românticos, nestes dias qualquer disputa de luta livre e sessões da TV Senado (ok, esta última as vezes dá vontade de chorar mesmo) se tornam motivos para desabar. Ela passa o tempo todo com aquela angústia, aquela lamúria sufocada, aquela bomba de lágrimas pronta a ser detonada a qualquer momento.

E desta fase sensível não há como fugir, mesmo que ela se isole, não converse com ninguém, não leia nada, não assista programa algum...sempre há a cabeça pensante que não pára...com memórias, devaneios e constatações atuais, passadas ou futuras, que indubitavelmente a farão chorar. E ela chora por alguém perdido ou que esteja ao seu lado, por uma nota baixa ou alta, por uma viagem inesquecível ou nunca realizada, por uma oportunidade perdida ou incrivelmente aproveitada, por um amor ou por um ódio, por uma possibilidade remota ou nem tanto, por um erro e até mesmo por um acerto...tudo se torna exageradamente emocionante no filme da sua vida, aquele mesmo que até ontem tinha como protagonistas Bruce Lee e Steven Seagal, hoje nem Meg Ryan ou Julia Roberts suportariam tanta melação.

E, mais uma vez, como em um toque de mágica ela volta a sua forma natural...nervosa e sensível a sua medida, e surge como se nada tivesse acontecido...até repetir tudo daqui 4 semanas. Sim, mulheres sofrem, e devoram doces para suprir algo não suprível...mas não sofrem sozinhas, todos a sua volta são "obrigados" a compartilhar desta fase...e em tempos de redes sociais e relacionamentos cada vez mais disseminados em mídias diversas, pode ter certeza que todos os dias a famosa tabelinha apontará um de seus contatos femininos passando por esse período...portanto esteja preparado para levar uma bordoada de graça ao dizer um singelo "bom dia", ou então para fazer alguém chorar a qualquer minuto com aquela piada de loira...respire e releve...nós mulheres, por mais que tentemos, não conseguimos ser constantes, e é difícil até para nós mesmas...mas também faz parte do nosso charme...afinal qual seria o encanto do mar sem ondas, do vulcão sem erupção, da paisagem sem montanhas...e a de uma vida sem alterações (mesmo que seja de humor) ??

Beijos a todos de quem volta a respirar aliviada, pois graças a Deus a TPM deste mês está no fim...