terça-feira, setembro 28, 2010

E você...está com a sua ficha/consciência limpa?

Após acompanhar o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da lei Ficha Limpa em 2010, o que pra variar acabou em pizza meio-a-meio, passei a refletir sobre o assunto e a fazer um paralelo com a vida pessoal. Dos seus atuais candidatos(as) a paquera, ficante, namorado(a), noivo(a), marido, esposa, quantos possuem a ficha limpa? E mais grave ainda, quantos dos atuais ocupantes destes cargos sequer foram investigados e você tem dúvidas se passariam no teste?

Em ano eleitoral é nítido o poder da informação para as pessoas, no geral quem tem acesso a dados e fatos pratica um voto mais consciente, consegue identificar quem são os candidatos que estão diariamente na mídia fingindo não existir corrupções de diversos tipos e com inúmeras provas, ou seja, aqueles que possuem a ficha nada limpa. Ao "povão" que não tem acesso a tais mídias, ou não se esforçam a entender o que realmente ocorre, o voto acaba sendo cedido de forma emocional, e por qualquer migalha consideram o cara bom, não enxergam o que tem por trás daquela "solidariedade".

E você, quantas vezes não quis enxergar a ficha da pessoa que estava ao seu lado em troca de um pouco de atenção, carinho, uma migalha de amor? Mas o pior caso é quando você não teve acesso a ficha, não conheceu uma boa alma para te contar que o passado daquela pessoa não era nada do que você imaginava ou gostaria para elegê-la a um cargo na política do seu coração. Acredito que todos já pecaram neste quesito, de acreditar demais no que falavam e até no que faziam por um período, e terem julgado que esta fonte de informação bastava...deveriam ter vasculhado um pouquinho os antecedentes para confirmar de que aquele discurso político já havia sido utilizado em outras zonas eleitorais, exatamente com os mesmos jingles, conquistando eleitores que após digitarem na urna e confirmarem o voto em tais candidatos, foram deixados na mão, só com as promessas nunca cumpridas.

Infelizmente isto acontece desde a época da cédula de papel, e das cartas em nanquim...o que realmente devemos pensar é que sempre há tempo para voltar atrás, repensar, analisar melhor...e se errou no primeiro turno, não deixe escapar aquele candidato mais interessante no segundo turno, aquele que sempre foi mais estável, coerente, honesto e com projetos verdadeiros. Pessoas volúveis se tornam repetitivas, não mudam sentimentos e momentos, mas repetem a mesma história...basta olhar em volta, pesquisar um pouco, se aquele candidato já ecoou declarações para todos ouvirem em algum outro palanque por aí afora e mudou de opinião repentinamente, caia fora e mude seu voto, antes que seja tarde demais.

Um comentário: