segunda-feira, julho 26, 2010

Logística do Amor

Não sou especialista no tema Logística, estudei o básico na faculdade de Administração e vivenciei alguma coisa na prática, mas nunca sob minha responsabilidade direta. Apesar disso eu, como todo consumidor, reconheço a importância da logística, afinal temos nossas expectativas e opiniões sobre como e quando os produtos finais adquiridos chegam às nossas mãos. E é a mesma coisa no amor, para entendê-lo, basta senti-lo.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

E o que isso tem a ver com amor? Após este final de semana eu acredito que bastante. Pensem comigo, em uma simples analogia, a cadeia de abastecimento do amor é composta de carinho, respeito, companheirismo, honestidade, entre outros elementos de acordo com o relacionamento de cada um, mas o importante é a manutenção, pois todos devem ser revisados e repostos diariamente para que cheguem corretamente ao destino final, com satisfação de ambas as partes, criando um vínculo de longo prazo.

E assim como em um processo regular de logística, há imprevistos que não conseguem ser planejados...e no amor mais ainda, não conseguimos mandar no coração, nem no nosso e muito menos no dos outros. Pessoas conseguem "obrigar" alguém a casar (seja lá qual for o motivo), mas não a amar. O amor verdadeiro aparece sem planejamento, sem regras, sem perfil pré-definido, como diz a música "sem nome ou sobrenome"...você pode ter feito o pedido com todas as características que gostaria, mas de repente ele lhe é entregue totalmente diferente, ou em forma de um material semi-acabado que deve ser trabalhado para alcançar o formato solicitado. Aí você pensa em devolução, troca, e não consegue! Culpa da logística que, no caso do amor, não há logística reversa fácil de ser administrada.

E sabe o mais engraçado de tudo isso? Muitas vezes nos apegamos àquele "pedido errado" muito mais do que imaginamos, e sinceramente acredito que a "empresa" que nos mandou o produto já previa isso, aquele produto foi customizado e personalizado para nossas necessidades e vontades, nós clientes é que ainda não sabíamos do que precisávamos até obtermos o mesmo. Sendo assim, não adianta planejamento, chantagens ou mandingas, o que está eficientemente armazenado no coração mesmo ali permanece sem depreciação, e não muda de uma hora pra outra não...se mudou, não era real, provavelmente a sua encomenda deve ter sido extraviada do Paraguai...jogue fora e peça outra, invista que vale a pena !!!

Beijos e uma semana maravilhosa a todos !!!

Um comentário:

  1. Fer, amei seu texto...no meu caso tivemos alguns ajustes de ambos os lados ,mas, o material é de boa qualidade e de loonga duração !!
    como diz o BH e temos algumas peças importadas ainda ! rs
    beijos

    ResponderExcluir