segunda-feira, junho 21, 2010

A copa do mundo é nossa...

Virando a página das dificuldades mencionadas nos últimos posts, retorno ao assunto mais falado por todos nas últimas semanas, a Copa do Mundo! Eu adoro esse clima, esse patriotismo repentino, os 190 milhões de técnicos a cada esquina, alguns palpites com fundamento, outros sem pé nem cabeça, mas todo mundo, mesmo não gostando de futebol, possui uma opinião, nem se for pra dizer que se recusa a assistir.

No meu caso é o contrário, eu espero a Copa do Mundo ansiosamente, vivo cada momento, torço, vibro, gosto de acompanhar a tabelinha, fazer bolão, colecionar figurinhas, me vestir de verde e amarelo e principalmente balançar a bandeira mais linda do mundo, sou apaixonada por ela! Fiz as contas e, como nasci em 1979, esta é a oitava copa da minha vida, e através de uma retrospectiva vejo que tenho algumas lembranças marcantes de cada uma delas, e resolvi registrar:

1) 1982: a lembrança mais marcante, diariamente presente e pra sempre, uma cicatriz no supercílio esquerdo. Ao comemorar um gol meu irmão, 13 anos mais velho que eu, tropeçou na "tampinha" dele que tinha 3 aninhos na época...e esbarrei em um vaso de concreto. Essa região sangra demais, e lembro meus pais saindo comigo na rua, não tinha uma alma viva, todo mundo vendo jogo! Não precisou dar ponto, mas carrego a cicatriz comigo, porém discreta!

2) 1986: eu morava em São Paulo, lembro de comemorar toda fantasiada com 2 amigas do prédio, marcou minha época de "paulistaninha de playground". Lembro de uma camiseta com o mascote de chapéu mexicano, lembro de quando perdemos o povo no prédio inconsalável jogando fora os arranjos verde e amarelo.

3) 1990: meu pai morava em Brasília e passávamos as férias de julho por lá. Morávamos em um hotel, única vez que lembro de ter colecionado as figurinhas com vontade, lembro da capa vermelha do álbum com a foto da taça, sabia todos os jogadores! Vivi a indefinição de mudar pra lá ou não, e na mesma época fui ministra mirim da agricultura no ministério da criança criado pelo Fernando Collor (meu passado me condena! rs)

4) 1994: eita época boa, idade boa, tempos que vivi intensamente da minha adolescência em Rio Preto. Já ia pra Andaló comemorar, ainda não no meu carro, mas com minha prima. Lembro do meu pai surtando na sala de casa, o brilho no olhar de quem revivia as copas vitoriosas que tinha presenciado até 1970, já eu descobria algo novo, a emoção e orgulho de ver meu país ser campeão do mundo!

5) 1998: o início de um espírito que AMAVA a copa...comprei uma camisa oficial que me acompanha até hoje, ela deve ser canonizada porque dá uma sorte danada! É, usei elas todos os jogos deste ano, com exceção da maldita final contra a França. Por que? Eu estava fazendo intercâmbio na California, em Santa Barbara, e naquele fim de semana fui com uma turma de Brasileiros pra Los Angeles, a intenção era voltar domingo a tempo de ver o jogo e não levei a camisa...porém ficamos lá, paramos em um bar horrível cheio de franceses e assisti sem minha camisa o final frustrante que todo Brasileiro conhece...me sinto culpada !!! rs

6) 2002: a melhor de todas !!! Uma fase muito boa e tranquila da minha vida...eu estava estudando pra conseguir a pós nos EUA, morava com meus pais e meu sobrinho em SP, e com os jogos na madrugada e eu sem trabalhar, só estudando, fiz meus horários e troquei o dia pela noite temporariamente. Assisti todos os jogos sozinha no meu quarto, só saía pra comemorar no corredor com meus pais e o Bill, e voltava...ah, e sempre com a camisa da sorte adquirida em 1998 ;-)

7) 2006: uma copa estranha...um pouco eu acho que foi pq resolvi trocar a camisa (pisciana supersticiosa é f...rs). Comprei camisa oficial nova, igual pro casal, com nome bordado atrás, e a cada jogo estava em algum bar ou churrasco. No último jogo havia uma pessoa do meu lado que torcia pra França porque tinha apostado nesse resultado no bolão...mereço? Fiquei revoltada, não suporto quem torce contra o seu próprio país, ainda mais por causa de mixaria!!! rs #prontofalei

8) 2010: estava cheia de ansiedade e deu uma esfriada, mas estou retomando a motivação! Volto a assistir os jogos com a família em Rio Preto! Discussões no twitter o tempo todo sobre o assunto, respiro copa do mundo! Voltei a colecionar figurinhas, desta vez com antecedência e achei que tinha terminado bem antes da copa, mas vi depois que ficou faltando uma única figurinha! Prefiro entender metaforicamente que realmente ainda falta encontrar uma figurinha para o meu álbum...rs porém não vou ser precipitada de ter uma conclusão sobre esta copa, afinal ela ainda não acabou...

Repito, eu acredito no Dunga e na seleção !!! Vai Brasil !!!

Beijos e ótima segunda-feira (sim, milagrosamente ela está sendo boa)

P.S. Ah, no primeiro jogo contra a Coreia do Norte eu não usei a camisa da sorte, já ontem contra a Costa do Marfim eu voltei a usá-la...ahahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário